terça-feira, 28 de agosto de 2012

TRABALHOS COM OS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA QUINTELLA















PLANTANDO UMA ÁRVORE COM OS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA CORONEL AVELINO

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO

O uso das tecnologias no ambiente escolar que, de fato facilitam e completam a eficácia da forma de ensino- aprendizagem nos processos educativos atuais. A integração entre educação, tecnologia e sociedade é uma questão de debate com entre aqueles que fazem a história da educação, a pedagogia e as relações sociais da atualidade. Dentre estas tecnologias, a que mais se destaca no cenário escolar é a informática, pois, se cria certa pressão em todas as áreas, e evidentemente na educação não é diferente. O educador que não usa ou não tem noção desta ferramenta poderá estar fora do ambiente de trabalho.
A forma de educar está em gradativa transformação. Crescem as multimídias, com o uso da internet, por exemplo, que estão presente até mesmo em cursos superiores de ensino a distância. A metodologia utilizada é basicamente o uso destes recursos multimídias, como CDS, DVDS, Vídeos e a própria internet.
Esta nova ferramenta é válida desde que contribua com a plena eficácia da aprendizagem no ambiente escolar e com fim de transformar informação em conhecimento, construir valores e conceitos na formação do ser e na humanização da sociedade.
Atualmente o uso de tecnologias no ensino-aprendizagem dentro do ambiente escolar anda em constante crescimento, pois com a utilização da multimídia, acredita-se que aumenta a compreensão do conteúdo ministrado, além de prender positivamente a atenção do educando.
O uso da internet é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas hoje em dia, principalmente no meio jovem, e cabe ao professor se adequar a esta nova tendência que auxilia na comunicação, educação e aprendizado individual. Diante dessa realidade e a percepção do quanto a Educação está dissociada do mundo e do dia-a-dia, passou a existir a necessidade de repensar os paradigmas educacionais existentes, os processos de ensino-aprendizagem e os conteúdos ligados a esses modelos. Moraes (1997, p.27) afirma que: ”Para educar na Era da Informação ou na Sociedade do Conhecimento é necessário extrapolar as questões de didática, dos métodos de ensino, dos conteúdos curriculares, para poder encontrar caminhos mais adequados e congruentes com o momento histórico em que estamos vivendo.”
O uso de novas formas de linguagem criadas pelos jovens, através da internet também é um ponto que deve ter atenção por parte do educador. Cada vez mais as palavras da língua portuguesa são reduzidas. Uma forma de comunicação informal, entre amigos, deve ser utilizada somente no meio ao qual se insere, diferente do ambiente escolar onde o professor deve primar pelo uso da forma culta da língua, impondo limites e usando o bom senso para lidar com a questão.
As tecnologias, quando inseridas no âmbito escolar contribuem para a transformação nas formas tanto de ensinar quanto de aprender. O uso dessas tecnologias auxilia para uma mudança nas aulas, tornando-as mais atrativas, eficientes e participativas, mudando metodologias.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

ABÔRTO

Aborto Delituoso
Comovemo-nos, habitualmente, diante das grandes tragédias que agitam a opinião.
Homicídios que convulsionam a imprensa e mobilizam largas equipes policiais...
Furtos espetaculares que inspiram vastas medidas de vigilância...
Assassínios, conflitos, ludíbrios e assaltos de todo jaez criam a guerra de nervos, em toda parte; e, para coibir semelhantes fecundações de ignorância e delinqüência, erguem-se cárceres e fundem-se algemas, organiza-se o trabalho forçado e em algumas nações a própria lapidação de infelizes é praticada na rua, sem qualquer laivo de compaixão.
Todavia, um crime existe mais doloroso, pela volúpia de crueldade com que é praticado, no silêncio do santuário doméstico ou no regaço da Natureza...
Crime estarrecedor, porque a vítima não tem voz para suplicar piedade e nem braços robustos com que se confie aos movimentos da reação.
Referimo-nos ao aborto delituoso, em que pais inconscientes determinam a morte dos próprios filhos, asfixiando-lhes a existência, antes que possam sorrir para a bênção da luz.
Homens da Terra, e sobretudo vós, corações maternos chamados à exaltação do amor e da vida, abstende-vos de semelhante ação que vos desequilibra a alma e entenebrece o caminho!
Fugi do satânico propósito de sufocar os rebentos do próprio seio, porque os anjos tenros que rechaçais são mensageiros da Providência, assomantes no lar em vosso próprio socorro, e, se não há legislação humana que vos assinale a torpitude do infanticídio, nos recintos familiares ou na sombra da noite, os olhos divinos de Nosso Pai vos contemplam do Céu, chamando-vos, em silêncio, às provas do reajuste, a fim de que se vos expurgue da consciência a falta indesculpável que perpetrastes.
* * *
Xavier, Francisco Cândido. Da obra: Religião dos Espíritos.Ditado pelo Espírito Emmanuel.14a edição. Rio de Janeiro, RJ: FEB, 2001.

POEMA LETRAMENTO

Letramento não é um gancho em que se pendura cada som enunciado,não é treinamento repetitivode uma habilidade,nem um marteloquebrando blocos de gramática.
Letramento é diversão é leitura ã luz de vela ou lá fora, à luz do sol.
São notícias sobre o presidente, o tempo, os artistas da TV e mesmo Mônica e Cebolinha nos jornais de domingo.
É uma receita de biscoito,uma lista de compras, recados colados na geladeira, um bilhete de amor, telegramas de parabéns e cartas de velhos amigos.
É viajar para países desconhecidos,sem deixar sua cama,é rir e chorarcom personagens, heróis e grandes amigos.
É um atlas do mundo,sinais de trânsito, caças ao tesouro,manuais, instruções, guias,e orientações em bulas de remédios,para que você não fique perdido.
Letramento é, sobretudo,um mapa do coração do homem,um mapa de quem você é,e de tudo que você pode ser.
McLAUGHLIN. M. & VOGT. M.E. Portjotius in Teacbar Kdticalion. Newark. De: International Reading Association, 1996

sexta-feira, 5 de março de 2010

BRINQUEDOS







RECORDO AINDA



Recordo ainda... e nada mais me importa...

Aqueles dias de uma luz tão mansa

Que me deixavam sempre de lembrança,

Algum brinquedo novo à minha porta...



Mas veio um vento de Desesperança

Soprando cinzas pela noite morta!

E eu pendurei na galharia torta

Todos os meus brinquedos de criança..


Estrada a fora após segui...Mas, aí,

Embora idade e senso eu aparente
Não vos iludais o velho que aqui vai:

Eu quero os meus brinquedos novamente
Sou um pobre menino...Acreditai!...

Que envelheceu um dia de repente!...
Mario Quintana