terça-feira, 28 de agosto de 2012
Quando o Sol e a Lua se encontraram pela primeira vez, se apaixonaram perdidamente e a partir daí começaram a viver um grande amor.Acontece que o mundo ainda não existia e no dia que Deus resolveu criá-lo, deu-lhes então o toque final ... o brilho !Ficou decidido também que o Sol iluminaria o dia e que a Lua iluminaria a noite, sendo assim, seriam obrigados a viverem separados.Abateu-se sobre eles uma grande tristeza quando tomaram conhecimento de que nunca mais se encontrariam. A Lua foi ficando cada vez mais amargurada, mesmo com o brilho que Deus havia lhe dado,ela foi se tornando solitária. O Sol por sua vez havia ganho um título de nobreza "ASTRO REI" , mas isso também não o fez feliz.Deus então chamou-os e explicou-lhes : - Vocês não devem ficar tristes, ambos agora já possuem um brilho próprio.Você Lua, iluminará as noites frias e quentes, encantará os enamorados e será diversas vezes motivo de poesias.Quanto a você Sol, sustentará esse título porque será o mais importante dos astros, iluminará a terra durante o dia, fornecerá calor para o ser humano e a sua simples presença fará as pessoas mais felizes.A Lua entristeceu-se muito com seu terrível destino e chorou dias a fio ... já o Sol ao vê-la sofrer tanto, decidiu que não poderia deixar-se abater pois teria que dar-lhe forças e ajudá-la a aceitar o que havia sido decidido por Deus.No entanto sua preocupação era tão grande que resolveu fazer um pedido a Ele :- Senhor, ajude a Lua por favor, ela é mais frágil do que eu, não suportará a solidão... E Deus em sua imensa bondade criou então as estrelas para fazerem companhia a ela.Lua sempre que está muito triste recorre as estrelas que fazem de tudo para consolá-la, mas quase sempre não conseguem. Hoje eles vivem assim .. separados, o Sol finge que é feliz , a Lua não consegue esconder que é triste. O Sol ainda esquenta de paixão pela Lua e ela ainda vive na escuridão da saudade.Dizem que a ordem de Deus era que a Lua deveria ser sempre cheia e luminosa, mas ela não consegue isso ... porque ela é mulher, e uma mulher tem fases. Quando feliz consegue ser cheia, mas quando infeliz é minguante e quando minguante nem sequer é possível ver o seu brilho.Lua e Sol seguem seu destino, ele solitário mas forte, ela acompanhada das estrelas, mas fraca. Humanos tentam a todo instante conquistá-la, como se isso fosse possível. Vez por outra alguns deles vão até ela e voltam sempre sozinhos, nenhum deles jamais conseguiu trazê-la até a terra, nenhum deles realmente conseguiu conquistá-la, por mais que achem que sim. Acontece que Deus decidiu que nenhum amor nesse mundo seria de todo impossível, nem mesmo o da Lua e do Sol ... e foi aí então que ele criou o eclipse!Hoje o Sol e a Lua vivem da espera desse instante, desses raros momentos que lhes foram concedidos e que custam tanto a acontecer. Quando você olhar para o céu a partir de agora e ver que o Sol encobriu a Lua é porque ele deitou-se sobre ela e começaram a se amar e é ao ato desse amor que se deu o nome de eclipse. Importante lembrar que o brilho do êxtase deles é tão grande que aconselha-se não olhar para o céu nesse momento, seus olhos podem cegar de ver tanto amorBem, mas na terra também existe sol e lua ... e portanto existe eclipse .. mas essa era a única parte da história que você já sabia, não era ?
terça-feira, 5 de junho de 2012
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO
O uso das tecnologias no ambiente escolar que, de fato facilitam e completam a eficácia da forma de ensino- aprendizagem nos processos educativos atuais. A integração entre educação, tecnologia e sociedade é uma questão de debate com entre aqueles que fazem a história da educação, a pedagogia e as relações sociais da atualidade. Dentre estas tecnologias, a que mais se destaca no cenário escolar é a informática, pois, se cria certa pressão em todas as áreas, e evidentemente na educação não é diferente. O educador que não usa ou não tem noção desta ferramenta poderá estar fora do ambiente de trabalho.
A forma de educar está em gradativa transformação. Crescem as multimídias, com o uso da internet, por exemplo, que estão presente até mesmo em cursos superiores de ensino a distância. A metodologia utilizada é basicamente o uso destes recursos multimídias, como CDS, DVDS, Vídeos e a própria internet.
Esta nova ferramenta é válida desde que contribua com a plena eficácia da aprendizagem no ambiente escolar e com fim de transformar informação em conhecimento, construir valores e conceitos na formação do ser e na humanização da sociedade.
Atualmente o uso de tecnologias no ensino-aprendizagem dentro do ambiente escolar anda em constante crescimento, pois com a utilização da multimídia, acredita-se que aumenta a compreensão do conteúdo ministrado, além de prender positivamente a atenção do educando.
O uso da internet é uma das ferramentas mais conhecidas e utilizadas hoje em dia, principalmente no meio jovem, e cabe ao professor se adequar a esta nova tendência que auxilia na comunicação, educação e aprendizado individual. Diante dessa realidade e a percepção do quanto a Educação está dissociada do mundo e do dia-a-dia, passou a existir a necessidade de repensar os paradigmas educacionais existentes, os processos de ensino-aprendizagem e os conteúdos ligados a esses modelos. Moraes (1997, p.27) afirma que: ”Para educar na Era da Informação ou na Sociedade do Conhecimento é necessário extrapolar as questões de didática, dos métodos de ensino, dos conteúdos curriculares, para poder encontrar caminhos mais adequados e congruentes com o momento histórico em que estamos vivendo.”
O uso de novas formas de linguagem criadas pelos jovens, através da internet também é um ponto que deve ter atenção por parte do educador. Cada vez mais as palavras da língua portuguesa são reduzidas. Uma forma de comunicação informal, entre amigos, deve ser utilizada somente no meio ao qual se insere, diferente do ambiente escolar onde o professor deve primar pelo uso da forma culta da língua, impondo limites e usando o bom senso para lidar com a questão.
As tecnologias, quando inseridas no âmbito escolar contribuem para a transformação nas formas tanto de ensinar quanto de aprender. O uso dessas tecnologias auxilia para uma mudança nas aulas, tornando-as mais atrativas, eficientes e participativas, mudando metodologias.